domingo, 20 de setembro de 2009

VAMPIROS

Quero começar por uma espécie de Declaração de Voto:

Não fui, grande admiradora de Michael Jackson.Lembro-me dos seus começos de menino, nos Jackson's Five e do impulso que os cantores dessa época deram à Tamla Motown, para a transformar numa grande editora de discos e tornar conhecidas e respeitadas muitas vozes de cantores negros. E isso não é pouco .
Com o tempo Michael Jackson, e os meus gostos pessoais, seguiram caminhos diferentes. Nada de grave.
Cada um escolhe os caminhos que pensa serem os seus .

O que me traz aqui hoje é a repugnância por tudo o gira à volta da sua morte, com todos , família incluída, a quererem ganhar mais algum dinheiro à sua custa.
Acabo de ler um artigo acerca de um livro recentemente publicado (cujo autor me recuso a escrever o nome) e onde, alegadamente, se aborda a «face negra» de Michael Jackson. Os seus casamentos, o seus filhos, a sua dependência de drogas várias , uma eventual doença terminal , a sua homossexualidade, de tudo se serve o autor do livro para encher páginas e páginas , descendo ao ponto de descrever as vezes em que ... "
Michael saía de casa , muitas vezes vestido de mulher, e ia ter com o namorado a um dos mais decadentes hotéis de Las Vegas " (sic) E daí ? É crime ?
Que é que alguém tem a ver, com o que foi a vida privada do cantor ? Digam , se quiserem , que foi mau cantor, mau bailarino , mas tivessem tido coragem para lho dizer enquanto estava entre nós, para ele se defender e os entendidos do género se pronunciarem
Querem mostrar, como dizem, a face negra de Michael Jackson ?
Eu diria face negra destes "investigadores", que quais vampiros, querem continuar a sugar e ganhar dinheiro à custa de um morto .
Face negra que, essa sim ,é crime e devia ser severamente punida.
A ânsia de ganhar dinheiro não pode desculpar tudo

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Um selo de apurar os sentidos


O Carametade do «BLOG DO CARAMETADE» decidiu oferecer-me este mimo:

Um selo de apurar os sentidos

E um desafio que vou tentar cumprir :

Regras:
*Exibir o selo
*Indicar o link do blog de quem o recebi
*Indicar outros 5 blogs

Dizer qual o sentido que melhor me descreve:

A Visão, é sem dúvida o sentido que melhor de descreve.
Sou bastante observadora e faço os possíveis para estar estar sempre atenta.

Para cada Sentido responder às perguntas:

-Audição: Qual o som que mais gostas de ouvir?

O som do mar no Inverno.

-Visão: Qual a tua imagem favorita?

As pessoas que amo a sorrirem de felicidade.

-Tacto. O que mais gostas de sentir na pele?

A pele do ser amado .

-Paladar : Qual é o teu sabor preferido ?

Difícil escolher ... sabor de quase toda a comida portuguesa

-Olfacto: Qual o cheiro que te faz bem?

O cheiro do mar de manhã cedo , ou ao fim da tarde.

Colocar os links, não sou capaz ( a aselhice é muita !) .
Alguns dos blogs que eu indicaria ,já foram indicados pelo Carametade. Assim , aqui ficam os nomes de cinco blogs que sigo de perto e muito aprecio :

.Rei dos Leittões
.Cantigueiro
.Um Farol Chamado Amizade
. À Volta da Fogueira
.O Múrmúrio das Ondas

Muito obrigada Carametade, por te lembrares desta tua amiga. Um grande abraço

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Um outro 11 de Setembro

Hoje, por ser 11 de Setembro, todos os Meios de Comunicação Social vão falar do ataque terrorista ao World Trade Center em Manhattan , New York , e de toda a tragédia que ocorreu em 2001 nos Estados Unidos.

Como esse acontecimento vai ser bastante tratado, deixa-me a liberdade de lembrar um outro 11 de Setembro .

O 11 de Setembro de 1973 , data do sangrento golpe de Estado Militar ocorrido no Chile.


Salvador Allende concorreu e perdeu ,por três vezes as eleições presidenciais, em 1952, 1958 e 1964, mas conseguiu ser eleito presidente do Chile em 1970, como candidato de uma coligação de esquerda, a Unidade Popular.
Assim, entrou para a história da política mundial como o primeiro marxista a chegar ao poder através das urnas.

Salvador Allende assumiu a Presidência no dia 3 de Novembro de 1970 e durante seu governo nacionalizou as minas de cobre, a principal riqueza do país. Além disso, passou as minas de carvão e alguns meios de comunicação social para o controle do Estado, aumentou a intervenção nos bancos e fez a reforma agrária, desapropriando grandes extensões de terras improductivas e entregando-as aos camponeses.

Desde que assumiu o poder,Salvador Allende tinha em mente o projecto de construir um "caminho chileno para o socialismo". E isso provocou a oposição, da direita e do governo norte-americano, que uniram suas forças para prejudicar sua política.
Em 4 de Setembro de 1972, Salvador Allende denunciou em vão, nas Nações Unidas, as tentativas norte-americanas de desestabilização do Chile.

Os boicotes da direita, nomeadamente os investidores americanos e dos grandes latifundiários , tornaram a situação económica catastrófica. Os investimentos privados do Chile caíram e aumentaram muito o desemprego . Aproveitando essa situação a direita apoiada pelo Partido Democrata Cristão veio para a rua a protestar em manifestações turbulentas com a paralisação dos transportes e do comércio e com inúmeros atentados, que provocaram apagões e danificaram pontes e oleodutos.
Apesar das graves dificuldades económicas, a Unidade Popular obteve 43% dos votos nas eleições de 1973. Em Junho desse mesmo ano, porém, ocorreu uma frustrada tentativa de golpe de Estado.
Três meses depois, no dia 11 de Setembro, o governo de Salvador Allende foi derrubado pelo exército,por um sangrento golpe de estado militar, liderado pelo general Augusto Pinochet. Bombardeando, inclusivamente o Palácio Presidencial

Decidido a não se entregar , Salvador Allende ter-se-à suicidado na sala da presidência, com um tiro na cabeça . Há quem defenda que ele foi morto pelos militares.
De qualquer modo, naquele dia, aos 65 anos, Salvador Allende tornou-se uma das primeiras vítimas da ditadura militar chilena, que durante 17 anos, deixou milhares de mortos e desaparecidos.

Uma das razões directas do fracasso da "via chilena para o socialismo" deveu-se a situação geopolítica mundial de então, em plena Guerra Fria, com os Estados Unidos envolvidos na Guerra do Vietname, não podendo admitir o nascimento de um segundo regime socialista na sua área de influência, depois de Cuba. Nos anos setenta, na América do Sul inteira, apenas o Chile, a Colômbia e a Venezuela mantinham Estados de Direito, com governantes eleitos pelo povo.
O Brasil, a Argentina, o Paraguai, a Bolívia, o Peru, o Equador e o Uruguai, eram governados por regimes militares, provenientes de golpes de estado , e todos apoiados, por Washington. Além disso as nacionalizações e estatizações adoptadas pela Unidade Popular atacavam directamente os interesses de grandes multinacionais americanas, entre elas a então poderosa ITT, que passou a pressionar o governo Nixon "a tomar providências".
Um memorando interno da ITT detalhava os planos norte americanos: "A esperança mais realista dentre aqueles que desejam destituir Salvador Allende é que uma rápida deterioração da economia provoque uma onda de violência que provoque um golpe militar".

Fica assim, lembrado um outro 11 de Setembro, igualmente dramático.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

O QUE DÓI ÀS AVES

Com os meus amigos aprendi que o que dói às aves
Não é o serem atingidas, mas que,
Uma vez atingidas,
O caçador não repare na sua queda

Daniel Faria, Poesia



Aquele que o meu coração ama
não encontra em lado algum
o incenso que de meus olhos rompe
para ensinar a prender o corpo das mulheres
abandonadas fora de horas
às portas da cidade

mas sabe que para todas as distâncias
há uma ave enlouquecendo quem parte
antes do tempo
e a túnica que dispo entre os seus dedos
é a espada que os reis ungiram
para enfrentar a ameaça das manhãs
em que tudo acorda

Poema de Alice Vieira in O Que Dói às Aves