sexta-feira, 6 de março de 2009

Ainda as posições da Igreja

O «caso» conta-se em meia dúzia de linhas. Numa cidade do interior do Brasil, foi descoberta uma criança de 9 anos, abusada pelo padrasto, grávida de gémeos . No hospital os médicos chegaram à conclusão que a criança corria perigo de vida em levar a termo a gravidez de gémeos,devido à sua pouca idade. E fizeram o aborto. Pois o bispo lá da região decidiu excomungar a criança e também os médicos que fizeram o aborto,porque tinham faltado ao mandamento ... não matarás . Acabo de ouvir no jornal da Globo que o Vaticano aprova a posição deste bispo . Uma grande maioria da população e a comunidade científica aprova a atitude dos médicos e tem enviado várias mensagens de apoio, não só à criança como aos médicos pela decisão tomada. Mas ... numa entrevista ao malfadado bispo, este explica que a excumunhão é irreversível e os excomungados não podem nunca mais tomar qualquer sacramento ou fazer parte da igreja. Perguntado acerca de ,qual a atitude da igreja perante o violador (que já era a segunda irmã que violava) esta criatura odiosa disse com as letras todas que o violador não era passível de excomunhão, porque embora tenha praticado um crime, não se comparava com o crime de matar, praticado pela criança e pelos médicos.
Se eu não tivesse ouvido , em directo , não acreditava .
No século XXI esta é a posição oficial da Igreja !! Como é possível ? Não admira que cada vez mais pessoas se afastem da igreja. Isto sem tirar o mérito a alguns padres que são uma pequena minoria e mostram o seu coração aberto para os problemas da humanidade.
Lá como cá, continuamos no reino da hipocrisia de manter a fachada e absolver de facto os crimes mais horrendos.

11 comentários:

João Roque disse...

Eu também li isso e fiquei horrorizado...
Deus deve ter corado de vergonha por ter na terra quem tão mal interprete a sua doutrina.
Que tristeza!!!
Beijinho.

izilgallu disse...

Às vezes oiço rir, é ’ma agonia
Queima-me a alma como estranha brasa
Tenho ódio à luz e tenho raiva ao dia
Que me põe n’alma o fogo que m’abrasa!

Tenho sede d’amar a humanidade…
Eu ando embriagada… entontecida…
O roxo de maus lábios é saudade
Duns beijos que me deram n’outra vida!

Ei não gosto do Sol, eu tenho medo
Que me vejam nos olhos o segredo
Que só saber chorar, de ser assim…

Gosto da noite, imensa, triste, preta,
Como esta estranha e doida borboleta
Que eu sinto sempre a voltejar em mim!

Florbela Espanca
bom fim de semana, gostei que saiste da letargia.
abraços
izil

Heduardo Kiesse disse...

dse facto, lamentável!!

beijos em ti amiga!

Sílvia Alves disse...

O problema está em "dar ouvidos". Se não tivesse tanto poder, não teria posições tão radicais. Entendo também que a Igreja, enquanto instituição, não pode contradizer-se....

[No Evangelho de Mateus, capítulo 18, versículos 15 a 17, Jesus diz:

"Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão; mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada. Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano."]

e sendo assim, não deveria de ser chamada a opinar em questões como a saúde e a justiça.

pedro polonio disse...

vou citar uma frase de Friedrich Nietzsche:
É vício qualquer forma de antinatureza. A mais viciosa espécie de homens é o padre: ele ensina a antinatureza. Contra o padre não temos razões, temos a casa de correcção.

Pata Negra disse...

Não te preocupes, essa coisa de ex-comunhões não é de Deus, é dos homens! Tenho a certeza que a criança se está borrifando para isso tal como eu!
"Oficial" e "igreja" não combinam a não ser nos corredores de pecado de uma certa Igreja!
Um abraço longe dos altares mas perto do céu

poetaeusou . . . disse...

*
porque és tão deturpado
cristo-homem ?
não te seguem,
mas falam em TEU nome,
,
conchinhas,
,
*

João Roque disse...

Hoje, dia 13 de Março, quero deixar-te um beijinho muito especial de parabéns e desejar que o passes bem com quem tu gostes.
Felicidades!!!!

Sant'Iago disse...

Q surpresa agradável!
Depois de dar uma olhada neste "cantinho" fico grato e com um sorriso de missão (quase) cumprida nos propósitos do meu blog por ter visitantes assim!
Isto pq este é mais daqueles blogs que é para estar alerta, hei-de passar mais vezes aqui! Tenho muito gosto que seja visitado, num momento nocturno, diurno, whatever... Serás sempre muito bem vinda Nocturna [misteriosa hein] ;)
*

A Besta Bestial disse...

Obrigada pela visita - e pelo link, Nocturna, e és sempre bem vinda, de dia ou de noite :-)

Sobre este assunto, nem me pronunciarei, q é de mau tom escrever impropérios à primeira vez q se entra numa caixa de comentários...

Paula Barros disse...

O fato é de todo lamentável. Achei tanto a atitude do estrupador, quanto a da Igreja, de uma violência absurda.

Infelizmente esse fato se deu no interior de Pernambuco, estado onde moro. E sentir essa indignação mais próximo ainda, é muito triste.

abraços